O mundo está em constante mudança e cada vez mais globalizado, com isso várias inovações tecnológicas vão aparecendo. Como exemplos temos: a telemetria e IoT.
Ambas estão sendo utilizadas por várias empresas comerciais e de serviços que aproveitam as novas tecnologias para tornarem seus negócios mais analíticos, e se preocupam com as informações e dados para a tomada de decisões, aprimorando os processos dos seus negócios e conquistando novos clientes.
Quer saber mais sobre telemetria e IoT? Continue lendo que vamos explicar tudo para você e como estão relacionadas!
O que é telemetria?
A telemetria é uma comunicação com ou sem fio, como veremos mais à frente, que utiliza um sistema de monitoramento na realização da coleta e armazenamento dos dados. Ou seja, é como uma arte de medir coisas, sendo usada para controlar e rastrear a distância através dessa comunicação.
Ela é utilizada em diversas áreas, como logística, indústria, agricultura, sistema de água e esgoto, Internet das Coisas (IoT), sistema da informação e automobilístico. Por exemplo, na fórmula 1 para monitorar em tempo real todos os componentes dos veículos durante as corridas.
Mesmo tendo como referência a comunicação sem fio, a telemetria também pode se referir a outras mídias, como telefone e redes de computadores.
Dessa forma, a principal função dela é monitorar canais analógicos e/ou digitais em tempo real ou via datalog, que é a gravação de um período de tempo da leitura da telemetria.
Quais as aplicações da telemetria?
A telemetria pode ser usada em várias áreas, mas vamos explicar aqui sobre uma em especial: IoT.
Veja o que é logo abaixo:
IoT
O conceito de Internet das Coisas (IoT) foi proposto por Kevin Ashton em 1999, realizando pesquisas no campo da identificação por radiofrequência em rede e tecnologia de sensores. Nos dias atuais, ela está relacionada com a conexão avançada de dispositivos, de sistemas e de serviços, e se tornou uma das tecnologias mais importantes do século XXI.
A Internet das Coisas tem como uma de suas bases a telemetria, realizando o controle remoto de dispositivos. De forma geral, é o modo como os objetos físicos estão conectados e se comunicando entre si e com o usuário, através de sensores inteligentes e softwares que transmitem dados para uma rede.
Sendo assim, ela pode ser considerada uma extensão da internet que possibilita que objetos do cotidiano, com capacidade de comunicação, se conectem à internet. Isso possibilita que os objetos possam ser controlados remotamente.
A Internet das Coisas possibilita inúmeras oportunidades e conexões. Como exemplos de aparelhos que usam a IoT temos:
- relógios inteligentes;
- iluminação automatizada;
- sistemas de som;
- fones de ouvido para monitoramento de exercício;
- marcapasso;
- máquinas autônomas;
- controle remoto de dispositivos;
- computadores, celulares e televisores conectados dentro de casa.
Quais as vantagens de utilizar o IoT?
O IoT possui as seguintes vantagens:
- Aumento de produtividade e eficiência das operações de negócios.
- Informações orientadas para ajudar a gerenciar melhor os negócios.
- Conexão do mundo físico com o digital economizando tempo.
- Utilização de dispositivos vestíveis que ajudam no monitoramento da saúde das pessoas.
- Facilidade na conexão de sensores à nuvem para uma transferência de dados mais eficiente.
- Obtenção de informações mais rapidamente.
Como a telemetria e IoT monitoram o ambiente de emissão de documentos fiscais eletrônicos?
Como você pode ver, telemetria e IoT formam um ecossistema e juntos podem ser usados para várias áreas, utilizando a tecnologia como componente.
Um exemplo de uso da telemetria e IoT é no desenvolvimento de soluções para emissão de documentos fiscais eletrônicos, como a solução da Vinco que fornece dados cruciais em tempo real, ajudando no acompanhamento de erros de comunicação, rejeições, contingências offline, e tempo de resposta das emissões dos documentos fiscais.
Os documentos fiscais eletrônicos monitorados são:
- NFC-e;
- NF-e;
- CT-e;
- CT-e OS;
- BF-e;
- MDF-e.
Dessa maneira, esse tipo de solução é capaz de monitorar e capturar as informações dos documentos fiscais eletrônicos em cada ponto de emissão local ou na nuvem, transformando esses dados em gráficos estratégicos em tempo real que ajudam nas tomadas de decisões e ainda:
- evitam o uso desnecessário da contingência offline;
- agilizam a correção dos cadastros dos produtos;
- apontam as reincidências de erros;
- informam sobre a validade da certificação digital;
- transformam o suporte reativo em suporte proativo;
- evitam advertências, multas e sanções por parte do governo.
Enfim, a telemetria junto com o IoT podem auxiliar em várias áreas trazendo mais eficiência e rapidez.
Gostou do artigo? Que tal compartilhar nas suas redes sociais?